SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número47Políticas públicas, estado e gestão escolar no Brasil: compassos e descompassos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Maria Izabel Costa da  e  LOUZADA, Ana Paula Figueiredo. Pronatec como procedimento de in/exclusão da governamentalidade neoliberal. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.47, pp.209-230. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.047.AO02.

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e sua operacionalização em um campus do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O artigo objetiva problematizar a perspectiva de inclusão social e produtiva presentes no referido programa governamental para públicos ditos em "situação de vulnerabilidade e risco social". Os dados da oferta do programa demonstram a predominância de cursos de qualificação profissional e desvinculados da escolarização destinados a essa população. Com base nos dados, juntamente com o estudo da legislação e de autores(as) como Foucault (2008a) e Veiga-Neto e Lopes (2007, 2011), entre outros(as), e entrevistas com profissionais atuantes no programa, consideramos que a concepção de inclusão presente no Pronatec atualiza princípios de uma racionalidade neoliberal, caracterizando-se como procedimento de gestão da pobreza, de individualização dos problemas sociais, de negação do direito à educação para jovens e adultas(os) e de fortalecimento do mercado de formação.

Palavras-chave : Inclusão; Neoliberalismo; Pronatec.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )