SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue48Geometric knowledges and the analytical method in the late nineteenth century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

VALENTE, Wagner Rodrigues. Les enjeux da pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.48, pp.271-299. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS01.

O texto problematiza a pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares. A problematização é realizada a partir de cinco temas, levando em conta a centralidade dos saberes presentes na escola. Os temas envolvem os saberes matemáticos, em perspectiva histórica, considerando as finalidades da escola primária, a sua organização, os seus métodos e conteúdos, novos referentes para análise dos saberes e, por fim, aspectos relativos à filiação da pesquisa em história da educação matemática nos primeiros anos escolares a campos científicos. Ao final, tendo em conta a análise dos cinco temas, considerados como "enjeux" da pesquisa, evidenciam-se as diferenças das investigações em história da educação matemática no nível secundário e superior, e aquela ligada aos primeiros anos escolares.

Keywords : História da Educação Matemática; Curso Primário; Formação de Professores de Matemática; Saber Escolar; Matemática Escolar.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )