SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número48Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

VALENTE, Wagner Rodrigues. Les enjeux da pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.48, pp.271-299. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS01.

O texto problematiza a pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares. A problematização é realizada a partir de cinco temas, levando em conta a centralidade dos saberes presentes na escola. Os temas envolvem os saberes matemáticos, em perspectiva histórica, considerando as finalidades da escola primária, a sua organização, os seus métodos e conteúdos, novos referentes para análise dos saberes e, por fim, aspectos relativos à filiação da pesquisa em história da educação matemática nos primeiros anos escolares a campos científicos. Ao final, tendo em conta a análise dos cinco temas, considerados como "enjeux" da pesquisa, evidenciam-se as diferenças das investigações em história da educação matemática no nível secundário e superior, e aquela ligada aos primeiros anos escolares.

Palavras-chave : História da Educação Matemática; Curso Primário; Formação de Professores de Matemática; Saber Escolar; Matemática Escolar.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )