SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número48Les enjeux da pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolaresDe Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Maria Célia Leme da. Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.48, pp.301-319. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS02.

A presente investigação examina propostas de ensino de saberes geométricos para o curso primário no final do século XIX. De um lado, a adoção do método intuitivo significa o marco da renovação pedagógica do período e de outra parte, o método analítico é igualmente difundido no período, em especial para o ensino da leitura. Analisa-se o manual de ensino Primeiras lições de coisas de Calkins, traduzido por Rui Barbosa em 1886 e os artigos publicados na revista A Eschola Publica de 1896 e 1897, assinados por Oscar Thompson e Gomes Cardim. Busca-se responder: Como os saberes geométricos se apresentam nas respectivas propostas intuitivas no que diz respeito ao método analítico/sintético? O estudo conclui que Oscar Thompson adapta e traduz o manual norte americano em que se evidência a presença do método analítico, Gomes Cardim propõe lições de geometria com o método sintético e uma terceira posição de Calkins em seu manual, recomendando e enfatizando processos analítico e sintético simultaneamente.

Palavras-chave : Saberes Geométricos; Método Analítico; Ensino Primário; História da Educação Matemática.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )