SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número48Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIXA escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SANTOS, Ivanete Batista dos  e  GUIMARAES, Marcos Denilson. De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.48, pp.321-338. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS03.

Com o propósito de caracterizar o Desenho no ensino primário brasileiro das décadas finais do século XIX buscamos neste artigo desvendar em que medida os métodos prescritos para o ensino primário foram resultantes de apropriações de modelos oriundos de outros países. Para isso inicialmente foi examinada uma produção de Rui Barbosa (trata-se do parecer da Reforma do Ensino Primário e Várias Instituições Complementares da Instrução Pública das Obras Completas de Rui Barbosa vol. X, Tomo II, 1883) em busca de pistas sobre as finalidades do Desenho na proposta pedagógica divulgada por esse intelectual. Em seguida, inspirados em Bastos (2000), procuramos arrolar elementos de aproximação e distanciamento em relação a apropriação do método intuitivo e/ou lições de coisas proposto por Rui Barbosa (1849-1923) para o ensino de Desenho a partir do entendimento posto a circular por Ferdinand Buisson (1841-1932). Constamos que ao que tudo indica, Rui Barbosa fez outras apropriações para o modelo de ensino primário brasileiro. Para os dois, o método intuitivo era considerado como o fundamento de todo o conhecimento. Porém, enquanto Ferdinand Buisson entende método intuitivo e "lições de coisas" como situações diferentes, para Rui Barbosa as "lições de coisas" era o próprio método intuitivo cujo ensino prático e utilitário do Desenho deveria ser ensinado por esse processo.

Palavras-chave : Rui Barbosa; Ferdinand Buisson; Método Intuitivo; Desenho; Ensino Primário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )