SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número48De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: una investigación sobre cómo enseñar el dibujoA Matemática na formação de professores primários no Espírito Santo (1890-1908) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

MESQUITA, Ilka Miglio de  y  OLIVEIRA, Marcus Aldenisson de. A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.48, pp.339-363. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS04.

Este artigo parte da seguinte problemática: como se configura a proposta de ensino da Tabuada a partir da intuição analítica defendida por Sampaio Dória? São estabelecidos os seguintes objetivos: compreender as recomendações de Sampaio Dória para o ensino da Tabuada a partir do seu método intuitivo analítico e identificar, quando possível, as articulações entre leitura, escrita e o saber aritmético (Tabuada) em termos metodológicos. As fontes privilegiadas são alguns escritos de Sampaio Dória, os quais foram publicados na Revista da Sociedade de Educação (1923-1924). Para a análise das fontes utilizam-se os indicadores teórico-metodológicos da História Cultural, a exemplo dos estudos de Chartier (1990, 1998). A análise evidencia que a partir do método intuitivo analítico de Sampaio Dória o estudo da Tabuada conduziria a criança de maneira progressiva a sair da intuição para a definição, do concreto para o abstrato.

Palabras clave : Método Intuitivo Analítico; Sampaio Dória; Tabuada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )