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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
MESQUITA, Ilka Miglio de e OLIVEIRA, Marcus Aldenisson de. A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.48, pp.339-363. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS04.
Este artigo parte da seguinte problemática: como se configura a proposta de ensino da Tabuada a partir da intuição analítica defendida por Sampaio Dória? São estabelecidos os seguintes objetivos: compreender as recomendações de Sampaio Dória para o ensino da Tabuada a partir do seu método intuitivo analítico e identificar, quando possível, as articulações entre leitura, escrita e o saber aritmético (Tabuada) em termos metodológicos. As fontes privilegiadas são alguns escritos de Sampaio Dória, os quais foram publicados na Revista da Sociedade de Educação (1923-1924). Para a análise das fontes utilizam-se os indicadores teórico-metodológicos da História Cultural, a exemplo dos estudos de Chartier (1990, 1998). A análise evidencia que a partir do método intuitivo analítico de Sampaio Dória o estudo da Tabuada conduziria a criança de maneira progressiva a sair da intuição para a definição, do concreto para o abstrato.
Palavras-chave : Método Intuitivo Analítico; Sampaio Dória; Tabuada.