SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue48Primary school idealized Sampaio Dória: how to teach the Tables?School culture in conflict: professional schools and modern mathematics in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

GONCALVES, Moysés. A Matemática na formação de professores primários no Espírito Santo (1890-1908). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.48, pp.365-380. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS05.

O artigo tem por objetivo apresentar reflexões acerca da formação matemática de professores no Espírito Santo no início do século XX. Nos primeiros anos da República, o estado buscava desenvolver- se sócio e economicamente por meio de investimentos na educação. Destaca a participação do professor paulista Carlos Alberto Gomes Cardim, como personagem importante no processo de reformulação do Ensino Capixaba na primeira década do século XX. Utilizamos como fontes primárias Relatórios encaminhados ao governo pelas autoridades que respondiam pela Instrução Pública, Leis e Decretos referentes à educação nesse período. Ressalta as interferências das Reformas Educacionais na composição dos currículos e no Método de Ensino presente na formação de professores, que, em geral, acontecia nas Escolas Normais.

Keywords : Formação de Professores; Matemática; Escola Normal; Espírito Santo.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )