SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue48Mathematics in the training of primary teachers in Espírito Santo (1890-1908)How to teach Mathematics in the inicial grades during the Modern Mathematics Moviment period? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

RODRIGUES, Alexandra; NOVAES, Barbara Winiarski Diese  and  MATOS, José Manuel. A cultura escolar em conflito: ensino técnico e matemática moderna em Portugal. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.48, pp.381-402. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS06.

O artigo estuda as transformações exigidas às escolas do ensino profissional português durante a reforma da matemática moderna que ocorrem a partir de finais dos anos 1960. Em primeiro lugar, traça um quadro das normas associadas às escolas técnicas portuguesas antes da reforma, recorrendo à legislação fundadora, aos manuais e a artigos de opinião de professores. Em segundo, detalha o debate que antecipou a introdução da reforma recorrendo a artigos e a opiniões expressas durante os cursos preparatórios, onde são notórias as pressões para mudanças na cultura escolar, especialmente nas suas representações, suscitadas pela nova matemática. Finalmente, observar-se como se materializou a reforma nos livros de texto da experiência.

Keywords : Cultura Escolar; Desenvolvimento Curricular; Matemática Moderna; Ensino Técnico Profissional.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )