Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
RODRIGUES, Alexandra; NOVAES, Barbara Winiarski Diese e MATOS, José Manuel. A cultura escolar em conflito: ensino técnico e matemática moderna em Portugal. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.48, pp.381-402. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS06.
O artigo estuda as transformações exigidas às escolas do ensino profissional português durante a reforma da matemática moderna que ocorrem a partir de finais dos anos 1960. Em primeiro lugar, traça um quadro das normas associadas às escolas técnicas portuguesas antes da reforma, recorrendo à legislação fundadora, aos manuais e a artigos de opinião de professores. Em segundo, detalha o debate que antecipou a introdução da reforma recorrendo a artigos e a opiniões expressas durante os cursos preparatórios, onde são notórias as pressões para mudanças na cultura escolar, especialmente nas suas representações, suscitadas pela nova matemática. Finalmente, observar-se como se materializou a reforma nos livros de texto da experiência.
Palavras-chave : Cultura Escolar; Desenvolvimento Curricular; Matemática Moderna; Ensino Técnico Profissional.