SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número48A Matemática na formação de professores primários no Espírito Santo (1890-1908)Como ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos do Movimento da Matemática Moderna? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

RODRIGUES, Alexandra; NOVAES, Barbara Winiarski Diese  e  MATOS, José Manuel. A cultura escolar em conflito: ensino técnico e matemática moderna em Portugal. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.48, pp.381-402. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS06.

O artigo estuda as transformações exigidas às escolas do ensino profissional português durante a reforma da matemática moderna que ocorrem a partir de finais dos anos 1960. Em primeiro lugar, traça um quadro das normas associadas às escolas técnicas portuguesas antes da reforma, recorrendo à legislação fundadora, aos manuais e a artigos de opinião de professores. Em segundo, detalha o debate que antecipou a introdução da reforma recorrendo a artigos e a opiniões expressas durante os cursos preparatórios, onde são notórias as pressões para mudanças na cultura escolar, especialmente nas suas representações, suscitadas pela nova matemática. Finalmente, observar-se como se materializou a reforma nos livros de texto da experiência.

Palavras-chave : Cultura Escolar; Desenvolvimento Curricular; Matemática Moderna; Ensino Técnico Profissional.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )