SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número48A cultura escolar em conflito: ensino técnico e matemática moderna em PortugalA matemática na escola primária paranaense na década de 1960: orientações metodológicas e aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MEDINA, Denise. Como ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos do Movimento da Matemática Moderna?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.48, pp.403-422. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS07.

A Pedagogia Ativa, tratada nesse artigo, forma de ensinar apregoada por Zoltan Dienes, tem como destaque a metodologia da descoberta, que defendia a abordagem da aritmética com a prática de jogos, utilizando diferentes tipos de material estruturado, com regras determinadas, de acordo com a ideia abstrata que se planeja concretizar. Assim a questão norteadora deste artigo é: buscar compreender o método proposto por Dienes para o ensino dos saberes aritmeticos, em tempos do Movimento da Matemática Moderna (MMM), principalmente no Estado de São Paulo e posto a circular por todo país. A periodicidade do texto relaciona-se a um período de expansão e criação dos sistemas de ensino no Brasil, com transformações na estrutura, no funcionamento, nos programas e no currículo de Matemática, de acordo com as normativas impostas pelas LDB 4.024/61 e LDB 5.692/71. Na articulação das questões, fiz uso da abordagem da História Cultural e me apoiei nos conceitos de representação, apropriação e estratégias, postas por Chartier (1991) e Certeau (1982). Concluí que o ensino da aritmética nas séries iniciais acompanhou as recomendações dos campos da psicologia e da didática. O artigo ainda procura ressaltar a apropriação das ideias de Zoltan Dienes, defendendo uma abordagem estruturalista para a Matemática e o uso de materiais estruturados, que produziram grandes reformulações na didática, resssignificando o quê, como e pra quem ensinar.

Palavras-chave : Aritmética; Zoltan Dienes; Pedagogia Ativa; Movimento da Matemática Moderna.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )