SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue48Mathematics in Parana's primary school in the 1960's: methodological guidelines and learningVisuality, art and mathematics: shifts in teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

LIMA, Eliene Barbosa. Omar Catunda: venturas e desventuras de um passador cultural. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.48, pp.445-465. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS09.

Neste artigo, sem nenhuma pretensão biográfica, faço uma análise de alguns elementos que influenciaram o pensamento e as ações de Omar Catunda para desenvolver um sistema educacional capaz de elevar a cultura do povo brasileiro, vista por ele, como o único instrumento seguro para transformar o Brasil em uma nação completamente independente, na medida em que alcançaria o progresso material e o espiritual. Para tanto, utilizo majoritariamente a sua autobiografia. Essa análise tem como demarcação inicial a Revolução de 1930, ajuizada pelo jovem Catunda como um marco para a construção de uma nação rumo ao progresso, prolongando-se até 1986, ano da sua morte. Argumento que Catunda buscou semear a alta cultura por meio da educação, mas, ao beber de uma cultura estrangeira, foi estrangeiro em seu próprio país.

Keywords : Matemática; História; Omar Catunda; Cultura; Educação.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )