SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número48La matemática en la escuela primaria del Paraná en la década de 1960: orientaciones metodológicas y de aprendizajeVisualidad, arte y matemática: los cambios en la formación del profesorado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

LIMA, Eliene Barbosa. Omar Catunda: venturas e desventuras de um passador cultural. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.48, pp.445-465. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS09.

Neste artigo, sem nenhuma pretensão biográfica, faço uma análise de alguns elementos que influenciaram o pensamento e as ações de Omar Catunda para desenvolver um sistema educacional capaz de elevar a cultura do povo brasileiro, vista por ele, como o único instrumento seguro para transformar o Brasil em uma nação completamente independente, na medida em que alcançaria o progresso material e o espiritual. Para tanto, utilizo majoritariamente a sua autobiografia. Essa análise tem como demarcação inicial a Revolução de 1930, ajuizada pelo jovem Catunda como um marco para a construção de uma nação rumo ao progresso, prolongando-se até 1986, ano da sua morte. Argumento que Catunda buscou semear a alta cultura por meio da educação, mas, ao beber de uma cultura estrangeira, foi estrangeiro em seu próprio país.

Palabras clave : Matemática; História; Omar Catunda; Cultura; Educação.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )