SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue48Omar Catunda: fortunes and misfortunes of a cultural dowelAssessing psychology students' difficulties in elementary variance analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

FLORES, Cláudia Regina  and  WAGNER, Débora Regina. Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.48, pp.467-485. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS10.

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas análises preliminares acerca de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento, cujo propósito é movimentar visualidades docentes por meio da relação matemática e arte em oficinas de formação de professores. Para tanto, foram realizadas 4 oficinas propostas num curso de formação voltado para professores que ensinam matemática. As oficinas foram elaboradas baseando-se nos conceitos de dispositivo pedagógico e experiência formativa. Para análise opera-se com os conceitos de visualidade, discurso e enunciado. Particularmente, apresenta-se aqui um ensaio baseado na primeira oficina e suas análises. Disto, decorre que um discurso matemático, ligado a simetria, proporcionalidade, ordem, realidade, perfeição, beleza, organização, permeia o olhar dos professores. De outro modo, tais discursos produzem formas particulares de subjetivação. Tudo isso, conduz ao entendimento de que uma formação docente que leva em conta experiências formativas pode produzir novos sentidos para a educação matemática.

Keywords : Matemática; Arte; Visualidade; Formação de Professores; Práticas Formativas.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )