SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número48Omar Catunda: venturas e desventuras de um passador culturalAssessing psychology students' difficulties in elementary variance analysis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

FLORES, Cláudia Regina  e  WAGNER, Débora Regina. Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.48, pp.467-485. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS10.

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas análises preliminares acerca de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento, cujo propósito é movimentar visualidades docentes por meio da relação matemática e arte em oficinas de formação de professores. Para tanto, foram realizadas 4 oficinas propostas num curso de formação voltado para professores que ensinam matemática. As oficinas foram elaboradas baseando-se nos conceitos de dispositivo pedagógico e experiência formativa. Para análise opera-se com os conceitos de visualidade, discurso e enunciado. Particularmente, apresenta-se aqui um ensaio baseado na primeira oficina e suas análises. Disto, decorre que um discurso matemático, ligado a simetria, proporcionalidade, ordem, realidade, perfeição, beleza, organização, permeia o olhar dos professores. De outro modo, tais discursos produzem formas particulares de subjetivação. Tudo isso, conduz ao entendimento de que uma formação docente que leva em conta experiências formativas pode produzir novos sentidos para a educação matemática.

Palavras-chave : Matemática; Arte; Visualidade; Formação de Professores; Práticas Formativas.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )