SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue49Women and men representation in the French arithmetic guides of XIX century: A quantitative ApproachArithmetic Intuitive: of Primary object lessons for legislation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

GONCALVES, Alex Oleandro  and  CORREA, Rosa Lydia Teixeira. O livro didático de matemática e cultura escolar em pesquisas: primeiras aproximações. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.49, pp.553-566. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS02.

São trazidos neste artigo resultados preliminares de pesquisa sobre o livro didático de matemática no Brasil, após a criação do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD que teve início na década de 1980 e tem sido importante na orientação de ações de seleção, produção, distribuição e avaliação do livro didático no Brasil. Procuramos saber no universo dessa produção se as abordagens contemplavam a ideia de cultura escolar. Os dados apontaram para a produção de dois trabalhos sobre o livro didático de matemática contendo esse enfoque. Além disso, os estudos acham-se de modo geral situados no campo da História e da História da Educação, estando neste último situados os estudos referentes ao livro didático de matemática.

Keywords : Livro Didático; Matemática; Cultura Escolar; História da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )