SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número49O livro didático de matemática e cultura escolar em pesquisas: primeiras aproximações"Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas": discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PINTO*, Neuza Bertoni  e  FELISBERTO, Lidiane Gomes dos Santos. Aritmética Intuitiva: das Primeiras lições de coisas à legislação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.49, pp.567-588. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS03.

Nos primeiros anos de República, o método intuitivo se fez presente nos discursos pedagógicos como carro-chefe para a renovação pedagógica que se almejava. Considerando que o manual Primeiras Lições de Coisas, produzido pelo americano N. Calkins e traduzido por Rui Barbosa, é um reconhecido material pedagógico que documenta como o ensino intuitivo deveria ser aplicado pelos professores, este estudo se propõe à análise dos saberes elementares aritméticos presentes no referido manual a fim de verificar se houve a apropriação do mesmo pela legislação educacional paranaense nas primeiras décadas do século XX. As análises revelam que a adoção do método intuitivo e do manual Primeiras Lições de Coisas pela legislação educacional paranaense estava atrelada à criação dos Grupos Escolares no Estado do Paraná e, consequentemente, às novas finalidades dadas à escola primária.

Palavras-chave : Escola Primária; Ensino Intuitivo; Aritmética; Lições de Coisas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )