SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número49Aritmética Intuitiva: das Primeiras lições de coisas à legislaçãoRepresentações da aritmética escolar em tempos de Escola Nova em Santa Catarina (década de 1940) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

RIOS, Diogo Franco  e  FISCHER, Maria Cecilia Bueno. "Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas": discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.49, pp.589-610. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS04.

O texto analisa artigos publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, os quais abordam a Campanha de Matemática, contribuição do Departamento de Educação Primária da Secretaria Geral de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. A Campanha apresentou propostas para o Ensino Primário, com atividades que visavam à melhoria da aprendizagem das crianças. Em particular, são analisados três artigos, publicados no ano de 1961, relacionados ao tema "Conquistas da Matemática", apresentando propostas para as quatro séries do primário, nas quais se identifica uma associação direta entre a matemática e o desenvolvimento tecnológico espacial. As propostas destacam a aprendizagem da matemática como fator indispensável às novas conquistas científicas e colocam em questão o conceito de cotidiano que, na Campanha, assume uma dimensão mais ampla do que aquela relacionada à vida prática da criança, mas bastante presente no contexto cultural da época.

Palavras-chave : Revista do Ensino; Ensino Primário; Aprendizagem da Matemática; Discurso; Modernização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )