SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue49"Specially dedicated to the future spacemen": modernizer speeches in the Mathematics Campaign articles published in the Revista do Ensino/RS (1961)Elementary mathematics at the Normal School of Natal: between legislation, education programs, teaching materials author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

COSTA, David Antonio da  and  SOUZA, Thuysa Schlichting de. Representações da aritmética escolar em tempos de Escola Nova em Santa Catarina (década de 1940). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.49, pp.611-628. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS05.

O movimento da Escola Nova no Brasil adquire notoriedade em meados de 1920, já no estado de Santa Catarina as modificações no currículo da escola primária só foram instituídas oficialmente na década de 1940. Nesse contexto, o objetivo deste artigo recai sobre a seguinte questão: quais propostas para o ensino de aritmética podem ser lidas nos documentos oficiais da década de 1940? O ferramental teórico-metodológico nas análises empreendidas no artigo são proveniente da História Cultural. Verificamos que o programa de 1946 apresentou uma série de inovações de caráter estrutural e didático-pedagógico, visando instituir um currículo que possibilitasse o contato das crianças com os conhecimentos úteis à vida prática e social.

Keywords : História da Educação Matemática; Aritmética Escolar; Escola Nova.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )