SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número49Representações da aritmética escolar em tempos de Escola Nova em Santa Catarina (década de 1940)"Silencio, ¡estoy jugando!": el juego en la enseñanza de las matemáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ASSIS, Márcia Maria Alves de  y  MENDES, Iran Abreu. Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal: entre legislações, programas de ensino, materiais didáticos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.49, pp.629-653. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS06.

Neste artigo caracterizamos uma pesquisa cuja finalidade principal foi descrever múltiplos aspectos das trajetórias das matemáticas elementares referentes às legislações, aos programas de ensino e aos materiais didáticos utilizados na Escola Normal de Natal, entre 1908 e 1970. Para alcançar os objetivos previstos nos apoiamos em fundamentos teórico- metodológicos da história cultural, segundo o qual a história se constitui na ação de relatar padrões da cultura de determinada época. Em nosso estudo abordamos especificamente a cultura escolar, no sentido de revelar aspectos das trajetórias da Aritmética, da Geometria e do Desenho na formação de professores primários na referida escola. As indagações feitas às fontes de pesquisa possibilitaram a organização de uma narrativa histórica fundamentada em três setores: legislações, programas de ensino e materiais didáticos. Constatamos que as conexões entre esses setores foram fundamentais para que pudéssemos compreender o surgimento de práticas pedagógicas a serem utilizadas posteriormente na formação de professores dos anos iniciais, a partir da segunda metade da década de 1960, quando foi criada uma nova escola de Formação de Professores, em Natal.

Palabras clave : História da Educação; Escola Normal; Matemáticas Elementares; Formação de Professores; Ensino Primário.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )