SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número49Representações da aritmética escolar em tempos de Escola Nova em Santa Catarina (década de 1940)"Psiu, estou jogando!!": o jogo no ensino da Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ASSIS, Márcia Maria Alves de  e  MENDES, Iran Abreu. Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal: entre legislações, programas de ensino, materiais didáticos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.49, pp.629-653. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS06.

Neste artigo caracterizamos uma pesquisa cuja finalidade principal foi descrever múltiplos aspectos das trajetórias das matemáticas elementares referentes às legislações, aos programas de ensino e aos materiais didáticos utilizados na Escola Normal de Natal, entre 1908 e 1970. Para alcançar os objetivos previstos nos apoiamos em fundamentos teórico- metodológicos da história cultural, segundo o qual a história se constitui na ação de relatar padrões da cultura de determinada época. Em nosso estudo abordamos especificamente a cultura escolar, no sentido de revelar aspectos das trajetórias da Aritmética, da Geometria e do Desenho na formação de professores primários na referida escola. As indagações feitas às fontes de pesquisa possibilitaram a organização de uma narrativa histórica fundamentada em três setores: legislações, programas de ensino e materiais didáticos. Constatamos que as conexões entre esses setores foram fundamentais para que pudéssemos compreender o surgimento de práticas pedagógicas a serem utilizadas posteriormente na formação de professores dos anos iniciais, a partir da segunda metade da década de 1960, quando foi criada uma nova escola de Formação de Professores, em Natal.

Palavras-chave : História da Educação; Escola Normal; Matemáticas Elementares; Formação de Professores; Ensino Primário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )