SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número49Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal: entre legislações, programas de ensino, materiais didáticosA competição currículo científico no Peru e Portugal para PISA 2012 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MORI, Nerli Nonato Ribeiro  e  LACANALLO, Luciana Figueiredo. "Psiu, estou jogando!!": o jogo no ensino da Matemática. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.49, pp.657-677. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO01.

O presente artigo tem o objetivo de apontar como os jogos de regras podem constituir- -se em um recurso metodológico na organização do ensino da matemática e na formação do pensamento teórico dos escolares. Esse artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado realizada em 2011, na Universidade Estadual de Maringá. Trabalhamos com alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas de Maringá, que apresentavam rendimento escolar abaixo da média 6,0 em matemática e encaminhados ao Programa Interdisciplinar de Pesquisa e Apoio à Excepcionalidade, pela escola por terem dificuldades de aprendizagem. A partir do jogo Kalah e estudos da Psicologia Histórico-Cultural, buscamos descrever o movimento de aprendizagem feito pelos alunos nas situações de jogo, no intuito de reconhecer que o aprender implica em dialeticidade e interação entre o sujeito e o conhecimento. Partindo da concepção de jogo como atividade humana e social, nossa contribuição é no sentido de que esse seja visto como recurso metodológico na organização do ensino de matemática capaz de possibilitar a formação do pensamento teórico. Para tanto se exige um novo olhar do professor para o lúdico, com vistas a alcançar a aprendizagem e o desenvolvimento psíquico.

Palavras-chave : Jogo; Aprendizagem; Ensino de Matemática; Pensamento Teórico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )