SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número49"Psiu, estou jogando!!": o jogo no ensino da MatemáticaLinguagem, dialogicidade e docência: o processo de formação em atos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

TURPO-GEBERA, Osbaldo. A competição currículo científico no Peru e Portugal para PISA 2012. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.49, pp.679-704. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO02.

A análise de currículo aborda uma explicação sobre as diferenças de resultados de competência científica do Peru e Portugal com os resultados do PISA 2012. Para este efeito, temos seguido um processo de avaliação e análise do conteúdo dos componentes da literacia científica declaradas nos currículos dos dois países. Os resultados mostram, no caso dos recursos de que Portugal amplamente prioriza explicação científica; enquanto o Peru enfatiza identificação de questões científicas. Quanto ao conhecimento, Portugal afeta sistemas físicos e terra e espaço para o melhoramento da tecnologia no Peru; enquanto atitudes variar ligeiramente. As diferenças na organização curricular fazer disparidades significativas no tempo de currículo; Portugal destina a períodos superiores a Peru; Isso explicaria o interesse na competição.

Palavras-chave : Análise Curricular; Educação Básica; Competência Científica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )