SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue49The language and dialogical exchange in the process of teacher trainingIssues of the school knowledge sense in the knowledge society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

BOUFLEUER, José Pedro  and  DELLAFAVERA, Juliana Scheibner. Educação e Linguagem: novas percepções com base na pragmática. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.49, pp.727-744. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO04.

O presente estudo tematiza a linguagem em suas vinculações com o campo educacional, pressupondo que as diferentes perspectivas que a linguagem adquiriu ao longo dos tempos podem ser articuladas com os também diferentes paradigmas de racionalidade e de educação. Busca, então, mostrar que as noções de educação vinculadas aos modelos da metafísica e da racionalidade moderna compreendem a linguagem fundamentalmente ao modo de um instrumento, enquanto que a noção de uma educação assentada numa racionalidade comunicativa se vale de uma concepção de linguagem entendida como processo de interação. Assumindo o pressuposto de que o homem é um ser que se constitui na e pela linguagem e que, por isso, é capaz de estabelecer formas próprias de interação com os outros e com o meio em que se encontra, o estudo busca uma melhor percepção do vínculo entre linguagem e educação mediante o estabelecimento de inferências e desdobramentos para os contextos de ensino e aprendizagem à luz dos estudos da pragmática.

Keywords : Linguagem; Interdiscursividade; Dialogicidade; Formação Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )