SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número49Educación y lenguaje: nuevas percepciones basadas en la pragmáticaEscolarización, reconocimiento y justicia social: Tres preguntas para la investigación en Sociología de la Educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

MUHL, Eldon Henrique. Questões do sentido do saber escolar na sociedade do conhecimento. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.49, pp.745-767. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO05.

O sentido do saber escolar é um dos temas mais desafiadores na educação atual, tanto no ensino fundamental como no superior. O presente texto analisa tal problema e suas imbricações, tendo por referência as reflexões desenvolvidas por Marcel Gauchet e sua crítica às incongruências de grande parte das análises em educação que não levam em consideração os fatores socioculturais que estão à base de muitos problemas que as instituições educadoras hoje apresentam. A proposta do texto é avaliar as teses do autor de que sem a conservação da tradição e sem a manutenção da autoridade é impossível educar. Para tanto, é preciso recolocar o problema da educação confrontando-o com o sentido que o saber assume na sociedade atual.

Palabras clave : Educação e sociedade; Sentido do saber; Crise da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )