SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número49Educação e Linguagem: novas percepções com base na pragmáticaEscolarização, reconhecimento e justiça social: Três questões para a pesquisa em Sociologia da Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MUHL, Eldon Henrique. Questões do sentido do saber escolar na sociedade do conhecimento. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.49, pp.745-767. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO05.

O sentido do saber escolar é um dos temas mais desafiadores na educação atual, tanto no ensino fundamental como no superior. O presente texto analisa tal problema e suas imbricações, tendo por referência as reflexões desenvolvidas por Marcel Gauchet e sua crítica às incongruências de grande parte das análises em educação que não levam em consideração os fatores socioculturais que estão à base de muitos problemas que as instituições educadoras hoje apresentam. A proposta do texto é avaliar as teses do autor de que sem a conservação da tradição e sem a manutenção da autoridade é impossível educar. Para tanto, é preciso recolocar o problema da educação confrontando-o com o sentido que o saber assume na sociedade atual.

Palavras-chave : Educação e sociedade; Sentido do saber; Crise da educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )