SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue50The training of teachers for early childhood education at the threshold of the twenty years of the National Education Guidelines and Bases Law 9.394/96The teacher educator and teaching of didactics in geography licentiate course: the student perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

VOLTARELLI, Monique Aparecida  and  MONTEIRO, Maria Iolanda. Aprendizagem da docência na educação infantil: os saberes de professoras de creches. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.50, pp.831-850. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS02.

O presente trabalho tem por objetivo discutir a respeito dos saberes que os professores detêm para trabalhar em creches. Para desenvolver este estudo, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, a qual foi realizada em três Centros Municipais de Educação Infantil de uma Rede Municipal de ensino do interior de São Paulo, envolvendo três professoras iniciantes que trabalhavam com crianças de zero a três anos. Realizaram-se observações de campo, registros em diário, análise documental e entrevista semiestruturada. Um ponto de vista em comum, entre as três professoras, refere-se aos saberes advindos da prática profissional e da troca de conhecimentos com professoras mais experientes, que se constituem enquanto as principais fontes de aprendizagem para a docência na educação infantil.

Keywords : Saberes Docentes; Aprendizagem da Docência; Educação Infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )