SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número50A formação de professores para a educação infantil no limiar dos vinte anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96O professor formador e o ensino de didática no curso de Geografia: a perspectiva dos alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

VOLTARELLI, Monique Aparecida  e  MONTEIRO, Maria Iolanda. Aprendizagem da docência na educação infantil: os saberes de professoras de creches. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.50, pp.831-850. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS02.

O presente trabalho tem por objetivo discutir a respeito dos saberes que os professores detêm para trabalhar em creches. Para desenvolver este estudo, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, a qual foi realizada em três Centros Municipais de Educação Infantil de uma Rede Municipal de ensino do interior de São Paulo, envolvendo três professoras iniciantes que trabalhavam com crianças de zero a três anos. Realizaram-se observações de campo, registros em diário, análise documental e entrevista semiestruturada. Um ponto de vista em comum, entre as três professoras, refere-se aos saberes advindos da prática profissional e da troca de conhecimentos com professoras mais experientes, que se constituem enquanto as principais fontes de aprendizagem para a docência na educação infantil.

Palavras-chave : Saberes Docentes; Aprendizagem da Docência; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )