SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número50A formação inicial de professores na FinlândiaDilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa  e  ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Uma política de formação voltada aos professores iniciantes de Sobral - CE. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.50, pp.891-909. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS05.

O objetivo desta pesquisa foi analisar a política de formação continuada dos professores iniciantes no município de Sobral (CE). A educação neste município tem chamado a atenção tanto por apresentar evolução nos indicadores de avaliação quanto por realizar formação continuada específica aos professores iniciantes na rede municipal. Foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa e utilizados diferentes procedimentos e instrumentos de pesquisa, tais como: grupo focal, observação, análise de documentos e questionário na tentativa de captar o processo de formação continuada. Criou-se uma Escola de Formação Permanente, responsável pela formação dos professores. Os sujeitos foram a diretora e a coordenadora de formação da Escola de Formação de Professores e mais 46 professores iniciantes que avaliaram a formação oferecida pela rede municipal. Os resultados apontaram um grau de satisfação positivo dos professores iniciantes em relação ao desenvolvimento profissional proporcionado pelo processo de formação continuada específica aos iniciantes.

Palavras-chave : Formação Continuada; Professores Iniciantes; Desenvolvimento Profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )