SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número50Una política de formación dirigida a los professores principiantes de Sobral - CEAlfabetizadores: estudio sobre los elementos de desarrollo profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

GARIGLIO, José Ângelo  y  REIS, Carolina Guimarães. Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de educação física. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.50, pp.911-936. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS06.

Este texto relata alguns dos resultados de nossa pesquisa que teve como objeto de estudo central a análise dos processos de iniciação à docência de licenciados em Educação Física (EF). O estudo tem como objetivos identificar quais as percepções que professores de Educação Física iniciantes têm deste ciclo de desenvolvimento profissional; analisar como professores de Educação Física iniciantes pensam e atuam profissionalmente de forma a integra-se às situações de trabalho; entender como os professores iniciantes aprendem a ensinar nos primeiros anos de exercício profissional na escola. A pesquisa lançou mão dos seguintes instrumentos de coleta de dados: realização de entrevistas com docentes iniciantes e análise de casos de ensino confeccionados por meio de relatos escritos. Nosso estudo aponta para o caráter situado da iniciação à docência no qual se podem verificar singularidades de experiências e percepções sobre esse ciclo de desenvolvimento profissional. Esse caráter contextual da inserção profissional mostrou-se fortemente relacionado ao campo disciplinar (EF) a qual os professores pertencem.

Palabras clave : Professores de Educação Física; Professores Iniciantes; Aprendizagem Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )