SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue50Dilemmas and apprenticeships professional of beginning teachers of physical educationTeaching profession and the training of trainers: relations between the university and basic education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

HOCA, Liliamar; ROMANOWSKI, Joana Paulin  and  CARTAXO, Simone Regina Manosso. Professores alfabetizadores: estudo sobre elementos do desenvolvimento profissional. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.50, pp.937-965. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS07.

O texto tem o propósito de indicar os elementos que caracterizam o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores. Focaliza a análise sobre tempos e espaços de vida profissional e pessoal desses professores, considerando acontecimentos e aprendizagens, necessidades e expectativas, ao longo da carreira. A metodologia de estudo é de abordagem qualitativa, considerando como fonte de dados os depoimentos de professores alfabetizadores de um município da região metropolitana de Curitiba. Para a análise foram observados os momentos e acontecimentos "charneira" (JOSSO, 2004), a partir do que dizem os professores alfabetizadores sobre a inserção profissional e continuidade como alfabetizadoras. O estudo aponta o ingresso como professor alfabetizador, a formação durante a prática pedagógica, a formação continuada e as condições de trabalho como elementos, momentos e espaços fundamentais na constituição do desenvolvimento profissional. Os resultados, ainda, indicam que o desenvolvimento profissional nasce, em um primeiro momento das incertezas, e se intensifica com a estabilidade na prática alfabetizadora, favorecendo a continuidade para tornar-se professor alfabetizador.

Keywords : Desenvolvimento Profissional; Professores Alfabetizadores; Inserção Profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )