SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número50Professores alfabetizadores: estudo sobre elementos do desenvolvimento profissionalProfissionalidade e formação docente: representações sociais de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CASAGRANDE, Ana Lara  e  ADAM, Joyce Mary. Profissão docente e a formação dos formadores: relações entre a universidade e a educação básica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.50, pp.967-986. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS08.

Este trabalho apresenta resultados oriundos da tese intitulada "Gestão pública da educação paulista: a carreira docente e o novo Ensino Médio", desenvolvida no âmbito da UNESP/Rio Claro, que envolveu um estudo sobre a carreira docente e a reconfiguração da mesma no projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral, desenvolvido no Estado de São Paulo. O objetivo deste artigo é pensar a profissão docente tanto do ponto de vista do campo universitário quanto do contexto relativo à educação básica, para isso, discute-se por meio do levantamento e de análise bibliográfica: a questão dos saberes dominados pelos professores; a formação inicial; a formação em outro(s) espaço(s) que não o das universidades, centros universitários e faculdades, problematizando a proliferação de cursos que especificamente se prestam à finalidade da formação contínua. Nesse sentido, há questões centrais a serem consideradas: o que se pode entender por saberes docentes? A formação inicial e continuada dos docentes é fundamental para sua prática? Uma formação pela prática é possível? Os resultados obtidos indicam avanços nos estudos sobre a expertise docente e problemas relacionados ao lucrativo discurso da formação continuada. Elementos que devem ser ainda mais debatidos em função das perspectivas futuras da formação e da própria carreira do magistério.

Palavras-chave : Formação Inicial; Formação Continuada; Docência; Universidade; Educação Básica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )