SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número50Profissão docente e a formação dos formadores: relações entre a universidade e a educação básicaA constituição da profissão docente: um estudo com professores da educação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Rejane Dias da; DIAS, Adelaide Alves  e  ARAUJO, Sonia Pimenta de. Profissionalidade e formação docente: representações sociais de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.50, pp.987-1007. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS09.

Este estudo analisa a representação social sobre a formação docente de professores da rede pública estadual de Pernambuco. Partimos do pressuposto que as Representações Sociais podem contribuir para desencadear práticas educativas e possibilitar o acesso ao seu conhecimento. Foram aplicados questionários de associação livre e associação dirigida a 80 professores de 20 escolas de ensinos fundamental e médio. Identificamos o campo semântico das representações sociais dos professores e os elementos que constituíam o núcleo central. Os resultados revelaram que as representações sobre a formação circulam em torno das categorias pedagógica, acadêmica e profissional. A categoria profissional foi insignificante no campo das representações dos sujeitos investigados. O núcleo central dessas representações se organiza em torno da dimensão acadêmica. As representações da formação são ancoradas na categoria acadêmica indicando a forte influência da formação inicial em cursos de licenciatura, apesar de terem sido encontrados indícios de mudanças consubstanciadas na ênfase na categoria pedagógica encontrada nas representações dos professores.

Palavras-chave : Profissionalidade Docente; Representações Sociais; Prática Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )