SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue50Professionalism and teacher education: social representations of teachersInstruct, learn or communicate: Reflection about the foundations of pedagogical options envisaged from the act of teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

CASTAMAN, Ana Sara; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski  and  OLIVEIRA, Denise de. A constituição da profissão docente: um estudo com professores da educação profissional. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.50, pp.1009-1028. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS10.

Este artigo, intitulado "A constituição da profissão docente: um estudo com professores da educação profissional", tem por objetivo compreender como os professores da educação profissional estão construindo sua identidade docente. Para tanto, analisa-se como o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Sertão promove a profissionalização docente, fazendo com que os participantes construam uma imagem positiva da profissão e adquiram certa autonomia profissional. Como metodologia, adota-se o estudo de caso, com abordagem qualitativa, a partir da percepção dos alunos do referido Programa. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram um questionário estruturado, disponibilizado em ambiente web, com preenchimento on-line, e uma entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. Conclui-se que a formação do "ser professor(a)" está atrelada ao desenvolvimento pessoal e profissional do sujeito, o qual se compõe de elementos subjetivos e objetivos, que a maioria tem a docência como atividade profissional principal e/ou complementar; outra parcela tem a pretensão de atuar na docência pela carreira profissional e se identificam com a atividade profissional.

Keywords : Formação Docente; Educação Profissional; Constituição da Profissão Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )