SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número50Profissionalidade e formação docente: representações sociais de professoresInstruir, aprender ou comunicar: Reflexão sobre os fundamentos das opções pedagógicas perspetivadas a partir do ato de ensinar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CASTAMAN, Ana Sara; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski  e  OLIVEIRA, Denise de. A constituição da profissão docente: um estudo com professores da educação profissional. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.50, pp.1009-1028. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS10.

Este artigo, intitulado "A constituição da profissão docente: um estudo com professores da educação profissional", tem por objetivo compreender como os professores da educação profissional estão construindo sua identidade docente. Para tanto, analisa-se como o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Sertão promove a profissionalização docente, fazendo com que os participantes construam uma imagem positiva da profissão e adquiram certa autonomia profissional. Como metodologia, adota-se o estudo de caso, com abordagem qualitativa, a partir da percepção dos alunos do referido Programa. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram um questionário estruturado, disponibilizado em ambiente web, com preenchimento on-line, e uma entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. Conclui-se que a formação do "ser professor(a)" está atrelada ao desenvolvimento pessoal e profissional do sujeito, o qual se compõe de elementos subjetivos e objetivos, que a maioria tem a docência como atividade profissional principal e/ou complementar; outra parcela tem a pretensão de atuar na docência pela carreira profissional e se identificam com a atividade profissional.

Palavras-chave : Formação Docente; Educação Profissional; Constituição da Profissão Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )