SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número50Instruir, aprender ou comunicar: Reflexão sobre os fundamentos das opções pedagógicas perspetivadas a partir do ato de ensinarRelação pedagógica no grupo tutorial: desafios e possibilidades das metodologias participativas (ativas) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

AQUINO, Orlando Fernández  e  GONZALEZ, Alberto Matías. Alegação para uma epistemologia de segunda ordem na formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.50, pp.1053-1076. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.AO02.

No presente ensaio apresenta-se uma discussão sobre alguns dos problemas e fragilidades que, a juízo dos autores, apresenta hoje a área de formação de professores. O texto foi elaborado a partir de uma pesquisa de terceiro grau; ou seja, por meio da revisão de estudos nacionais e internacionais que por sua vez tinham mapeado a situação da área. Ao mesmo tempo, o estado atual da área de formação docente julga-se desde uma epistemologia de segunda ordem, para tratar de visualizar quais seriam as limitações dos enfoques filosóficos da ciência moderna que permeiam esse campo, e como supera-los pela via do salto epistemológico. Chega-se à conclusão que uma das maneiras possíveis de superação das fragilidades identificadas seria avançar para um enfoque pluridisciplinar e interdisciplinar de tratamento dos objetos da pesquisa em formação de professores, junto a fundamentações teóricas de maior relevância e o passo a pesquisas teóricas e empíricas de maior consistência metodológica, o que permitiria a consolidação da área enquanto disciplina científica.

Palavras-chave : Formação de Professores; Problemas e Fragilidades da Formação Docente; Epistemologia de Segunda Ordem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )