SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número50Alegação para uma epistemologia de segunda ordem na formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Edileuza Fernandes da. Relação pedagógica no grupo tutorial: desafios e possibilidades das metodologias participativas (ativas). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.50, pp.1077-1092. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.AO03.

Este texto objetiva analisar a relação pedagógica desenvolvida no grupo tutorial na metodologia PBL adotada no curso de Medicina de um centro universitário privado do Distrito Federal, visando compreender desafios e possibilidades na construção do conhecimento de forma colaborativa e participativa. Colaboraram com a pesquisa um professor e quatro estudantes do segundo semestre do curso. A abordagem metodológica consistiu na análise de depoimentos levantados por meio de entrevista semiestruturada com professor, grupo focal com quatro estudantes e observação de oito horas de sessões tutoriais que oportunizaram compreender aspectos relativos à dinâmica do grupo tutorial. O quadro teórico da pesquisa foi elaborado com base em Berbel (1998), Leitinho e Sá Carneiro (2013) para discutir a Aprendizagem Baseada em Problemas; em Veiga (2001, 2014) para discutir a relação pedagógica e o processo didático; em Saviani (2007, 2008) para abordar a pedagogia histórico- -crítica; e em Araújo (2017) para discutir as matrizes pedagógico-metodológicas ativas e participativas. Da análise dos dados da pesquisa, foi possível apreender que no grupo tutorial, a relação pedagógica é democrática, pautada no respeito ao indivíduo, sendo o poder de decisão e ação compartilhado por todos e identificar alguns elementos constitutivos do grupo tutorial que sinalizam o movimento de transição da metodologia ativa para a pedagogia histórico-crítica. A formação médica requer metodologia colaborativa, participativa e problematizadora fundamentada na prática social em que professor e estudantes, apesar de ocuparem posições distintas, constroem uma relação pedagógica favorável à compreensão e ao encaminhamento de soluções dos problemas apresentados pela prática social.

Palavras-chave : Relação Pedagógica; Grupo Tutorial; Metodologias Participativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )