SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número51Estado, política migratoria y escuela pública: mediaciones desde los libros de lectura (Argentina, Buenos Aires, 1853-1955)Imigração e educação nos relatórios dos presidentes da Província do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Bárbara Higa; VIEIRA, Marina Tucunduva Bittencourt Porto  e  MENEZES, Fabiano Lourenço de. A força da educação na integração de refugiados no Brasil: crianças russas na cidade de Santos (1958-1968). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.51, pp.41-59. ISSN 1981-416X.  https://doi.org//10.7213/1981-416X.17.051.DS02.

Este artigo baseou-se em uma pesquisa que analisou o Instituto São Vladimir, entre os anos de 1958 a 1968. O Instituto São Vladimir foi uma instituição criada com o propósito de integrar crianças russas que chegaram como refugiadas da China na cidade de Santos. Os internos frequentavam escolas da cidade, onde tinham a educação formal durante um período do dia e a educação informal no local de moradia. O objetivo da instituição era inseri-los em uma nova cultura e, simultaneamente, conhecerem e valorizarem a cultura russa. A pesquisa foi qualitativa e com o uso da técnica da história oral coletamos cinco depoimentos: de um ex-diretor, três ex-internos e um frequentador. O estudo examinou as estratégias de educação utilizadas no Instituto São Vladimir para preservar e difun dir a cultura russa e a influência que tais estratégias tiveram nas vidas das crianças que frequentaram o instituto. Os resultados indicam que o processo para integrar as crian ças refugiadas no Brasil foi um marco para o processo de integração local de refugiados. Concluiu-se que ter passado pelo Instituto deixou marcas importantes na vida das pessoas que o frequentaram e houve um processo de hibridação cultural. Hoje os ex-internos con tinuam frequentando festividades russas na cidade de São Paulo, onde é possível observar a presença da inter-relação de hábitos russos e brasileiros.

Palavras-chave : Refugiados Russos; Integração Local; Cidade de Santos; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )