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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck  e  BOCOEN, Rodrigo. Imigração e educação nos relatórios dos presidentes da Província do Paraná. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.51, pp.61-79. ISSN 1981-416X.  https://doi.org//10.7213/1981-416X.17.051.DS04.

O presente texto busca discutir a forma como educação e imigração, especialmente de poloneses, era tratada pelos governantes da Província do Paraná, por meio da análise dos Relatórios dos Presidentes da Província, abrangendo o período de 1871, o início da imigra ção polonesa ao Paraná, e 1889, o fim do regime monárquico no Brasil. Para a construção deste trabalho, foi fundamental a consulta a autores como Lilian A. Wachowicz (1984), Ruy C. Wachowicz (2010), Saviani (2007), Faria Filho (1998) Miguel (1997) e Vieira (2011), além de outras fontes primárias, como a legislação educacional em vigor no período. Com a rea lização dessa pesquisa, foi possível observar o planejamento da imigração para a Província, os principais problemas reconhecidos na Instrução Pública do período, além das medidas tomadas ou planejadas para a melhoria do ensino entre os imigrantes.

Palavras-chave : Imigração; Educação; Legislação do Ensino.

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