SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número51Imigração e educação nos relatórios dos presidentes da Província do ParanáEducação especial em Roraima: impacto dos processos migratórios na constituição da área índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. Migrações Portugal/Brasil e reconhecimento de estudos: trajetórias de vida de imigrantes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.51, pp.101-122. ISSN 1981-416X.  https://doi.org//10.7213/1981-416X.17.051.DS05.

Em todos os tempos, por diversas razões, os homens saíram de sua terra de origem, so zinhos ou em grupos, buscando novos desafios e oportunidades. Na formação do Brasil, foi decisiva a vinda de portugueses e africanos que, unindo-se aos indígenas e a gentes de várias regiões do mundo, contribuíram para a constituição da nação brasileira. Sabe-se que a imigração portuguesa foi uma constante na história do Brasil. Na segunda metade do século XX, apesar do declínio no processo migratório, ainda havia portugueses vindo ao Brasil e se instalando, dentre outros lugares, em Curitiba. O que esperavam encontrar e o que encontravam na terra escolhida? Alguns deles esperavam poder continuar a estudar no Brasil, mas os estudos realizados em Portugal não eram considerados. Isso dificultava e, não raro, impedia a continuidade na formação. Partindo desses pressupostos, a pes quisa tem por objetivo discutir a questão do reconhecimento, no Brasil, da escolaridade adquirida em Portugal, pelos imigrantes portugueses vindos a Curitiba na segunda metade do século XX. Para reconstruir o período, a metodologia empregada foi a história oral, na modalidade história de vida, numa perspectiva interdisciplinar. Colaboraram com as entrevistas imigrantes portugueses radicados em Curitiba. Discutidos e interpretados os dados coletados, os resultados evidenciaram não só as dificuldades enfrentadas pelos es trangeiros quanto ao reconhecimento dos estudos realizados fora do país, como também as alternativas buscadas por eles para superar essa dificuldade.

Palavras-chave : Migrações; Reconhecimento de Estudos; História Oral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )