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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MARCONDES, Maria Edith Romano Siems. Educação especial em Roraima: impacto dos processos migratórios na constituição da área. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.51, pp.123-143. ISSN 1981-416X.  https://doi.org//10.7213/1981-416X.17.051.DS06.

Neste artigo apresentamos nossa compreensão de como os processos migratórios ocor ridos no Território Federal de Roraima entre as décadas de 1970 e 1990 impactaram na constituição dos serviços especializados em educação especial daquele território. Este, é parte de pesquisa que teve como objetivo geral compreender os processos históricos de constituição da educação especial em Roraima oferecidos, em sua totalidade, como parte das atividades desenvolvidas pelo órgão gestor da educação. O processo de pes quisa foi desenvolvido na perspectiva de E. P. Thompson de uma “história vista de baixo”; teve como participantes professores e técnicos atuantes naqueles serviços à época de sua implantação, com os quais foram realizadas entrevistas e mapeados documentos do cotidiano laboral. Foi possível constatar que a chegada de profissionais especializados em áreas como a fonoaudiologia, fisioterapia, educação física e psicologia, oriundos de esta dos do sul e do nordeste do Brasil, impactaram diretamente nos processos de estrutura ção dos serviços sendo, inclusive, em alguns casos, esses processos migratórios induzidos pelos próprios gestores, no intuito de captar profissionais especializados aptos a atender demandas da área. Os resultados possibilitam ainda, refletir sobre como a entrada de pro fissionais migrantes de outras regiões, em que a educação especial se constituía como atividade terapêutica e assistencial, altera os processos de trabalho realizados, levando práticas que em seu nascedouro priorizavam a escolarização dos estudantes com deficiên cia, sejam transformadas em práticas com foco clínico e terapêutico, acompanhando a tendência das instituições filantrópicas atuantes nos demais estados brasileiros.

Palavras-chave : História da Educação Especial; Educação Especial em Roraima; Migração.

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