SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número51Educação especial em Roraima: impacto dos processos migratórios na constituição da áreaA Identidade Docente e o uso das Tecnologias e Mídias Digitais na Escola à luz do pensar complexo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Carlos Manuel Ribeiro da  e  FELICIO, Helena Maria dos Santos. Currículo e Formação de Professores: uma visão integrada da construção do conhecimento profissional. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.51, pp.147-166. ISSN 1981-416X.  https://doi.org//10.7213/1981-416X.17.051.AO01.

Este trabalho tem por objetivo analisar os aspectos da perspectiva integrada de currículo na formação inicial de professores do Brasil. Fundamentados no modelo de “currículo formativo integrado”, realizamos a análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia de Universidade Federais Brasileiras para compreender quais e como os componentes do modelo integrado de formação estão presentes nesses documentos. Os resultados evidenciam: Em relação ao referencial de formação, os projetos apresentam justificativas que fundamentam a integração curricular na valorização dos processos de construção de conhecimento significativo. No que diz respeito à centralidade da prática, verificamos projetos que a concebem como eixo estruturante do curso e outros que a concentram em atividades de estágio. Quanto à organização das unidades curriculares, os projetos indicam organizações por eixos/núcleos temáticos, no entanto prevalece a justaposição das disciplinas. No que concerne à articulação com o contexto profissional, os cursos intencionam a alternância dos espaços formativos desde o início da formação. Finalmente, no que diz respeito ao desenvolvimento da práxis, constatamos a preocupação de formar o educador capaz de pensar a sua prática enquanto intervenção crítica no processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, afirmamos que experiências pontuais não são suficientes para abarcar a complexidade da formação e da atuação profissional, sendo necessário reconhecer o caráter transformador de um currículo integrado, como possibilidade formativa de um perfil profissional que responda às exigências do contexto educacional contemporâneo.

Palavras-chave : Formação de Professores; Currículo Formativo Integrado; Curso de Pedagogia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )