SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue51Teacher Training and Curriculum: an integrated view of professional knowledge constructionTheoretical frameworks from the mathematics elementary knowledge in primary school in first republic times author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SA, Ricardo Antunes de  and  MARQUETI, Marilete Terezinha. A Identidade Docente e o uso das Tecnologias e Mídias Digitais na Escola à luz do pensar complexo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.51, pp.167-183. ISSN 1981-416X.  https://doi.org//10.7213/1981-416X.17.051.AO02.

O artigo é um ensaio crítico-reflexivo sobre as contribuições que o pensamento complexo (MORIN, 2011) pode trazer para compreender a relação entre a construção da identidade docente e o uso das tecnologias e mídias digitais na escola. Primeiramente são apresen tados os elementos que caracterizam e influenciam a identidade humana (MORIN, 2011) e a identidade docente (PIMENTA, 2012) que é um processo contínuo de construção, des construção e reconstrução da identidade profissional e está diretamente relacionado aos saberes docentes (TARDIFF, 2002; PIMENTA, 2012; AZZI, 2012). Os professores constroem seus saberes, reelaboram e os ressignificam ao longo da sua prática profissional. Busca-se discutir sobre o uso das tecnologias e mídias digitais na escola e suas implicações para a construção da identidade docente, diante de todo o desenvolvimento científico e tec nológico que vem influenciando as mudanças na cultura e na sociedade contemporânea (LEMOS, 2013). O papel do professor (MARCELO, 2009; MEIRIEU, 2006) frente às tecno logias e mídias digitais e suas linguagens específicas provenientes do mundo contempo râneo. Essas reflexões permitem compreender que a identidade docente se modifica de acordo com a dinâmica da sociedade, da escola e das relações e inter-relações estabeleci das entre os professores, no cotidiano e nas práticas pedagógicas. Ao interagir e dialogar com o mundo e com a cultura digital, o professor reconstrói sua identidade profissional e elabora um saber tecnológico pertinente ao uso das tecnologias e mídias digitais na escola.

Keywords : Identidade; Tecnologias e Mídias Digitais; Saberes docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )