SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número51Matrices teóricas de los conocimientos elementares matemáticos de la escuela en tiempos de primera republicaAnálisis de productos desarrollados en la maestría profesional en el área de matemáticas: posibilidades de adaptaciones para el uso con estudiantes ciegos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

VALENTE, Wagner Rodrigues. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.51, pp.207-222. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.051.AO04.

Este texto analisa os saberes na formação de professores. Em específico, da formação matemática tanto para os futuros docentes do Ensino Fundamental como para aqueles do Ensino Médio, considerando a terminologia atual do sistema escolar brasileiro. Na análi se, o texto apoia-se nos estudos que vem sendo desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça. Buscar-se-á mostrar que a profissionalização do educador matemático, em contraposição ao professor de matemática, tem na “matemática para ensinar” sua referência constituti va. A base empírica do estudo leva em consideração pesquisas relacionadas à história da educação matemática brasileira, em especial, a década de 1930, em que teve destaque as ações do professor Euclides Roxo.

Palabras clave : Saber a Ensinar; Saber Para Ensinar; Euclides Roxo; Educação Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )