SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número51Matrizes teóricas dos saberes elementares matemáticos da escola primária em tempos de primeira repúblicaAnálise de produtos desenvolvidos no mestrado profissional na área de matemática: possibilidades de adaptações para o uso com estudantes cegos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

VALENTE, Wagner Rodrigues. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.51, pp.207-222. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.051.AO04.

Este texto analisa os saberes na formação de professores. Em específico, da formação matemática tanto para os futuros docentes do Ensino Fundamental como para aqueles do Ensino Médio, considerando a terminologia atual do sistema escolar brasileiro. Na análi se, o texto apoia-se nos estudos que vem sendo desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça. Buscar-se-á mostrar que a profissionalização do educador matemático, em contraposição ao professor de matemática, tem na “matemática para ensinar” sua referência constituti va. A base empírica do estudo leva em consideração pesquisas relacionadas à história da educação matemática brasileira, em especial, a década de 1930, em que teve destaque as ações do professor Euclides Roxo.

Palavras-chave : Saber a Ensinar; Saber Para Ensinar; Euclides Roxo; Educação Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )