SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número51Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemáticoSer Professor Formador de Professores a Distância: perspectivas constitutivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

VIGINHESKI, Lúcia Virginia Mamcasz et al. Análise de produtos desenvolvidos no mestrado profissional na área de matemática: possibilidades de adaptações para o uso com estudantes cegos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.51, pp.223-249. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.051.AO05.

Este artigo teve como objetivo analisar produções técnicas da área de Matemática para o Ensino Fundamental, desenvolvidas no período de junho de 2009 a dezembro de 2013 no Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa, avaliando a viabilidade de adaptação dos produtos para o ensino de estudantes cegos. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa para a aná lise dos dados, sendo utilizada como estratégia a pesquisa bibliográfica, com análise das dissertações defendidas. O programa possui dezenove trabalhos na área de Matemática, sendo seis produções voltadas para o Ensino Fundamental. A análise comparativa dos traba lhos coletou as seguintes informações: procedimentos metodológicos, recursos materiais e processos avaliativos. As propostas de adaptações das produções para os estudantes cegos deram-se a partir do referencial teórico registrado neste estudo. Os resultados desta análise indicam que as produções técnicas podem ser desenvolvidas também com estu dantes cegos, desde que realizadas as adaptações conforme as necessidades do aluno.

Palabras clave : Produção Técnica; Ensino de Matemática; Adaptação de Material; Cegueira.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )