SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número52Metodologías activas: una discusión sobre las posibilidades prácticas en la formación continua de los profesores universitariosContribuciones de la teoría de la complejidad para la innovación en la planificación pedagógica de la enseñanza superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SPRICIGO, Cinthia Bitencourt; MANFFRA, Elisangela Ferretti  y  SAROYAN, Alenoush. Uma oficina de planejamento de disciplina como possível caminho de um ensino centrado no conteúdo para um ensino centrado na aprendizagem. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.52, pp.337-355.  Epub 02-Mar-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ds02.

A fim de satisfazer as necessidades de uma sociedade em constante mudança, as universidades precisam melhorar constantemente os seus processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, é essencial que os professores estejam totalmente comprometidos e bem preparados para ensinar com o objetivo de que os alunos aprendam, e não focados na entrega de conteúdo. Programas de desenvolvimento pedagógico docente poderiam ser úteis para apoiar a instituição e professores neste sentido. Como o design desses programas é uma tarefa difícil, pretendemos contribuir com os conselheiros pedagógicos, relatando a nossa experiência aqui. Nós adaptamos uma oficina de design de disciplina desenvolvido na Universidade McGill ao nosso contexto na PUCPR, em Curitiba, no sul do Brasil. Durante a oficina, os participantes redigiram uma nova ementa e produziram um mapa conceitual para sua disciplina, ambos com apenas o essencial para a aprendizagem. Então, definiram os resultados da aprendizagem e só depois escolheram métodos ativos para ajudar os estudantes a alcançá-los. Ao longo de todo o processo, os participantes deram retorno para as atividades uns dos outros. As atividades da oficina, juntamente com as discussões frutíferas entre professores de diferentes origens, nos ajudaram a visualizar o conteúdo como algo que apoia o desenvolvimento dos resultados da aprendizagem. Portanto, podemos concluir que esta oficina abriu caminho para as inovações metodológicas que desenvolvem a aprendizagem em dimensões cognitivas superiores, uma vez que o professor definiu expectativas mais desafiadoras para os alunos ao escrever o novo plano de ensino.

Palabras clave : Ensino e aprendizagem na educação superior; Desenvolvimento do corpo docente; Alinhamento construtivo; Plano de ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )