SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue52A course design workshop as a possible path from a content-centered to a learning-centered teachingEngaging students by writing good teaching cases: teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

NICOLA, Rosane de Mello Santo  and  BEHRENS, Marilda Aparecida. Contribuições da teoria da complexidade para a inovação no planejamento pedagógico do ensino superior. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.52, pp.357-386.  Epub Mar 02, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ds03.

Este artigo visa a identificar elementos que apontam para uma postura interdisciplinar de 18 docentes de uma instituição privada de ensino superior, expressos nos programas de disciplina produzidos durante oficinas de formação continuada institucional, com apoio da Finep - Inovação e Pesquisa, em 2016. Nesse contexto, os docentes são desafiados a superar a visão tradicional de ensino e buscar metodologias de aprendizagem ativa para inovar sua prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo exploratório que, com base na teoria da complexidade (MORIN, 2000), realiza uma análise documental dos programas, considerando os itens que compõem o documento, por meio de categorias de análise, como integração e inter-relação entre as partes. A análise aponta para ementas integradoras de temas de estudo; uso expressivo de aprendizagem por pares, aprendizagem baseada em problemas e sala de aula invertida; 15 programas com resultados de aprendizagem que preveem aspectos interdisciplinares orientados para a lógica procedimental, na busca da funcionalidade social (profissionalizante); e três programas com resultados de aprendizagem que propõem aspectos interdisciplinares voltados para a lógica subjetiva, dirigida para as dimensões humanas e afetivas. Os resultados revelam avanços de postura interdisciplinar do professor no modelo de programa de disciplina proposto. Essa visão integradora do planejamento prepara o docente para uma abordagem interdisciplinar e representa um exercício relevante de compreensão da unicidade e complexidade do fato educativo.

Keywords : Complexidade; Docência universitária; Interdisciplinaridade; Planejamento pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )