SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número52Contribuições da teoria da complexidade para a inovação no planejamento pedagógico do ensino superiorSummaê: um espaço criativo para aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BAHTEN, Aline Cadena von  e  ENGELHORN, Carlos Alberto. Engajando estudantes por meio da redação de bons casos: formação docente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.52, pp.387-407.  Epub 02-Mar-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ds04.

O uso de problemas de contexto real em sala de aula objetiva a aprendizagem efetiva, a motivação e o engajamento de estudantes. Observa-se que as discussões promovidas nesse ambiente não alcançam esses propósitos se o caso não é bem escrito. Apresenta-se um estudo de caso sobre as dificuldades de professores na criação de estudos de caso e de aprendizagem baseada em problemas (PBL) que promovam o engajamento de estudantes. Foram analisados 30 casos redigidos por professores após a primeira parte das oficinas de formação docente da PUCPR e suas reflexões e discussões nesse processo. Avaliou-se a influência de um instrumento de apoio na redação de bons casos. O principal problema encontrado foi a presença de informações além do necessário, o que pode levar os estudantes a solucionar problemas em sala de aula, mas sendo incapazes de aplicar isso na vida real.

Palavras-chave : Estudo de caso; Aprendizagem baseada em problemas; Formação docente; Engajamento de estudantes; Contexto real.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )