SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue52Engaging students by writing good teaching cases: teacher trainingSelf and peer assessment: an analysis of recent international researches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

FRAGELLI, Ricardo Ramos  and  FRAGELLI, Thaís Branquinho Oliveira. Summaê: um espaço criativo para aprendizagem. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.52, pp.409-430.  Epub Mar 02, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ds05.

Este artigo apresenta alguns avanços sobre uma metodologia ativa conhecida como Summaê, utilizada em várias regiões do país e em diversos campos do conhecimento. A primeira publicação sobre esse tema data de 2012 e, apesar de os fundamentos serem os mesmos das primeiras experiências feitas em turmas de Engenharia, algumas adaptações foram realizadas para que pudesse ser aplicado de modo mais abrangente, inclusive na educação a distância e na educação corporativa. Além de apresentar a metodologia de forma mais consistente e detalhada, são analisados resultados qualitativos de 18 professores que participaram diretamente da organização de Summaês em suas instituições, com o intuito de estudar as possíveis dificuldades encontradas, principais vantagens, reações dos estudantes e seu engajamento sob a óptica do professor. Os resultados mostram que os docentes tiveram pouca ou nenhuma dificuldade na realização do Summaê e as principais reações dos estudantes foram de motivação, alegria, aproximação, divertimento, entusiasmo, concentração e espírito de equipe.

Keywords : Aprendizagem ativa; Aprendizagem criativa; Summaê.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )